quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

[Parte 1] Guia: Como criar mods

Muitos perguntam como criar um mod, e eu resolvi fazer esse guia. Claro que você vai ter que usar sua criatividade pra fazer já que nada acontece em um passe de mágicas,  no final deste tutorial você terá este bloco:




 sem mais enrolação vamos a primeira parte do guia.

     
*Duvidas geral:

- O que eu preciso para criar um mod?
   você só vai precisar de um editor de textos que suporta abrir e editar arquivos XML, recomendo o RootExplorer;
Irá precisar também de um editor de pixel, o pixel art é o que  eu uso; 

 Baixe o Root explore para android 2.3 AQUI;
 Baixe o Root explorer para android 3.0 ou + AQUI;


Adicionando um bloco


Com o editor aberto, navegue até os arquivos do minebuilder, dentro da pasta data existe vários arquivos, e o que nós iremos utilizar agora é o Blocks.xml por enquanto esqueça os outros.
 Se você estiver utilizando o root explorer, basta pressionar sobre o Blocks.xml e navegar até a opção abrir com o editor de textos, após abri-lo você verá vários códigos:
(irei usar o bloco de terra como exemplo)


<block id="2">
          <name>Grass</name>
        
<solid>true</solid>
<transparent>false</transparent>
<opaque>false</opaque>
<visible>true</visible>
<special>false</special>
<removable>true</removable>
<liquid>false</liquid>
<valuable>false</valuable>
<active>false</active>
<emittance>0</emittance>
        
<tool id="0" drop="3">700</tool>
<tool id="269" drop="3">450</tool>
<tool id="273" drop="3">250</tool>
<tool id="256" drop="3">150</tool>
<tool id="277" drop="3">150</tool>
<tool id="284" drop="3">100</tool>
        
<textures>
<top>grass</top>

            <bottom>dirt</bottom>

<default>grass_side</default>
</textures>
        
        <category>grass</category>
</block>

Agora vamos para explicação, o xml trabalha com tags que são códigos que ficam entre os caracteres < > , a tag é aberta desta forma <codigo> e é fechada desta forma </codigo>
  Vou ser mais direto, vamos começar a criar um bloco. Para criar você sempre usará estas tags:

<block id="250">
 Os elementos constituido no bloco serão escritos entre estas tags!
  </block>

Observe que eu abri e fechei a tag, aí eu disse para o jogo criar um bloco com ID 250, lembre-se que tudo no minebuilder tem um ID, então todos os blocos deverão possuir uma ID, o limite de IDs para os blocos é 256, ou seja, 256 é a ID maxima que você pode dá para um bloco acima disto é dado para itens, conclui-se que a partir de 256 só pode ser usado para criar itens, explicarei como criar itens na parte 3.
Obs.: Preste bastante atenção se você está fechando as tags corretamente, observe também se está escrevendo certo, letras minúsculas e maiúsculas, no caso das tags as letras serão sempre minúsculas.

Então, no código acima disse para o jogo criar um bloco, mas ele ainda não sabe como deve criar esse bloco, se ele será sólido, transparente, valioso, rotacional, emetidor de luz etc. Aí que entra estas tags:

<name>nome-do-bloco</name>
    Está muito claro o que essa tag faz, com ela você dá um nome ao bloco!

<solid> true </solid>   
     Esta tag diz para o jogo que o bloco deverá ser solido!

<transparent>false</transparent>
    Esta tag diz para o jogo se o bloco será transparente, no caso está marcado com "falso" o que indica que o bloco não vai ser transparente!

<opaque>false</opaque>
   Esta tag diz se o bloco será opaco, ou seja, se ele irá emitir brilho, na maioria das vezes ele fica sempre em falso, depende do tipo de bloco que você for fazer!

<visible>true</visible>
    Esta tag diz para o jogo se o bloco será visível, sempre será "true" (verdadeiro), a não ser que você queira criar um bloco invisível, então basta mudar para "false" (falso)!

<special>false</special>
    Esta tag não altera nada no seu bloco novo, ela está ligada à programação do jogo, então nem precisa usar ela!

 <removable>true</removable>
     Esta tag diz se o bloco será removível, fica a seu gosto deixar verdadeiro ou falso!

 <liquid>false</liquid>
     Esta tag diz se o bloco será liquido!

 <valuable>false</valuable>
    Esta tag diz se o bloco será valioso!

 <active>false</active>
   Esta tag diz se o bloco será ativo, por exemplo se você quer fazer um bloco que emite luz conectado a energia então ela deverá ser "true"!(em outro guia explico como usar esta tag);

<emittance>0</emittance>
   Esta tag diz se o bloco irá emitir luz, esse número pode ser elevado até no máximo  15, quanto maior o valor, mais luz ele emitirá não se esqueça que não pode passar de 15!

 <rotatable>false</rotatable>
   Esta tag diz se o bloco irá girar de acordo com a posição do jogador, se seu bloco tiver uma interface, então você deve usar esta tag como "true"!

Espero que você tenha compreendido essa parte, caso não entendeu releia.

Agora você se pergunta pra que serve este código: <tool id="0" drop="3">700</tool> e a resposta é simples, ele diz qual item irá quebra o bloco e o que vai dropar, o primeiro valor é o ID do item, no exemplo é "0" ou seja nada, o segundo valor é o que vai dropar ID 3 é o ID da terra, ou seja se o bloco for quebrado com a "mão" o item que irá dropar será outro bloco que no caso é a terra. Simples não? já o terceiro valor é o tempo que irá levar para esse bloco ser quebrado, no exemplo é 700, quanto maior este valor mais forte o bloco será e quanto menor o valor mais fraco o bloco será.
 Digamos que você vai quebrar o bloco com a picareta de ferro, basta saber o ID da picareta de ferro, mas como saber o ID dos itens? simples existe este aplicativo que mostra todos os IDs: Baixe-o aqui.

 Agora vamos lá, você já sabe o ID do item que você quer usar para quebrar seu bloco, no meu exemplo vou usar a picareta de ferro, o ID da picareta de ferro é 257, e eu quero que ele drop uma barra de ferro, o ID da barra de ferro é 265:

<tool id="257" drop="265">1000</tool>

 E então você conseguiu entender? vou explicar, basicamente escrevi que quando o bloco for quebrado com uma picareta de ferro, irá dropar uma barra de ferro. Já o tempo coloquei 1000 que é um valor básico. E então conseguiu entender agora? você pode alterar estes valores como quiser basta saber o ID dos items.
 Obs.: Antes de fechar seu bloco com a tag </block> se você quer que ele tenha um som é preciso adicionar seu bloco a uma categoria: stone, wood, sand, grass, leaves, glass. Para isso é só adicionar a tag <category></category>, e no meio das tags escrever a categoria que você quer, cada categoria tem um som diferente.

Agora vamos criar um bloco simples, este bloco será sólido, visível, removível e será quebrado por todas as picaretas e dropará ele mesmo e terá um som de pedra no caso "stone" observe:

<block id="250">

         <name>Teste</name>

         <solid>true</solid>
         <visible>true</visible>
         <removable>true</removable>

<tool id="257" drop="250">1000</tool>
<tool id="270" drop="250">1000</tool>
<tool id="274" drop="250">1000</tool>
<tool id="278" drop="250">1000</tool>
<tool id="285" drop="250">1000</tool>

  <category>stone</category>

</block>

Pronto, temos um bloco novo. Ele é solido, removível e visível, é quebrado por todas as picaretas e dropará ele mesmo.
 Mas como faço pra ele aparecer em meu inventário? a resposta é simples, salve está edição e saia do editor, agora na pasta data procure pelo arquivo order.xml abra ele com o editor de textos, e adicione o ID do seu bloco em alguma categoria, onde você quer que ele apareça no meu caso quero que ele apareça no menu furniture é só da um espaço entre os números e colocar o ID do seu bloco:

<category name="Furniture">
        58 54 61 118
        26 117 23 0
98 99 250
    </category>

Salve a edição e saia do editor, vá para o jogo e procure pelo seu bloco no menu furniture, você deve ter notado que ele está cinza/Com uma textura diferente, calma não fizemos nada de errado. O que acontece é que não demos uma textura para ele. Agora vem a parte final deste primeiro guia:

Adicionando uma textura ao bloco:

Agora é hora de você ser criativo, criar uma textura só depende de você e sua imaginação, eu especificamente uso o pixel art para criar minhas texturas baixe aqui, então com o pixel art baixado e instalado. Abra-o e crie uma nova textura, atenção toda textura de blocos no minebuilder deverá ser na resolução de 16x16, e o fundo da imagem deverá ser trasparente para fazer isso é só marcar a opção "fill transparent" Configure da seguinte maneira:



 Pronto já estou com a textura criada, e será essa:



Caso você não consiga criar uma textura logo de inicio, pode usar esta que acabei de criar para exemplo, baixe aqui.

Com a textura pronta, seu nome é bloco agora é preciso adiciona-la à pasta terrain do minebuilder então faça isso.
 Agora abra a pasta data e novamente abra o blocks.xml com editor, e navegue até o código do seu bloco, abaixo da linha do ultimo tool id, vamos adicionar a tag para mostrar para o jogo qual textura utilizar: 
  <textures>
        <default>bloco</default>
  </textures>

Dissemos ao jogo que a textura padrão "default" será a "bloco", ou seja todo o bloco será coberto pela textura com esse nome, lembre-se que o nome da textura deve ser o mesmo na pasta terrain e no xml, se na pasta terrain tiver com o nome Bloco com "B" maiúsculo e no xml tiver bloco com "b" minúsculo, com certeza que o jogo não vai identificar qual textura cobrir o bloco e ele ficará cinza/com textura diferente. 
 Então o código do nosso bloco deve estar assim:




Finalmente temos o nosso bloco, espero mesmo que vocês tenham compreendido este guia, porque foi muito complicado escreve-lo, em breve terá a segunda parte e dessa vez criando um bloco mais avançado. Marque esse post com o +1 isso me motiva a continuar escrevendo, pois assim saberei que estou ajudando você.

Curta Nossa Página no facebook!

7 comentários:

  1. Ola pessoal do Tudo para Minebuilder eu descobri uma forma facil de mudar do creativo para survival e vice-versa e eu queria compartilhar isso com vcs tudo bem?

    ResponderExcluir
  2. Tem como criar o bloco com o mod minecraft instalado?

    ResponderExcluir
  3. Não to conseguindo quando faço e entro no jogo ele fica acima das nuvens e aparecendo respaw/ou quando
    faço o.bloco não aparece o que eu fiz e sim aquele que faz as espadas ficarem em vota roxo ou vermelho.ajuda ai se souber.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-mi por ter postado este post no meu blog Tudo Para Seu Minebuilder

    ResponderExcluir